
Há semanas que os meus pensamentos giram em torno da flor de lótus. Trata-se de uma planta aquática da mesma família da vitória régia.
Esta flor tem grande significado simbólico e religioso nos países da Ásia. Ela possui algumas qualidades que encantam e desafiam. Ela é uma flor linda e encantadora que se apresenta nas cores branca ou rosada. A aste donde emana a flor emerge de águas lodosas, pantanosas... A planta sobrevive à poluição urbana e brinda a todos com seu encanto. A sua beleza e pureza contrasta com seu ambiente.
Tenho refletido sobre esta pequena maravilha da natureza por causa da riqueza de significados nesta época pré-natalina.
A nossa vida urbana está cheia de adversidades. A cada dia estamos expostos aos aborrecimentos, contrariedades, poluição e, até, assaltos...
Assim como a flor de lótus, nossa vida está mergulhada em adversidades. Haveria inúmeros motivos para desanimar, entristecer-se, sucumbir, entregar os pontos, render-se ao senso comum... Onde buscar a força para sobreviver?
Miremos a flor de lótus: ela transpõe a poluição com sua pureza, brinda as adversidades com seu encanto. Das condições adversas faz emergir algo lindo e encantador. Qual será o seu segredo? Qual o milagre?
Esta flor só emerge num ambiente de muito sol, de muita luz!
Eis aqui a ponte entre a flor de lótus e Advento de Cristo.
Para irradiar novos sentimentos, relacionamentos e valores não podemos aguardar a erradicação de todas as adversidades. Isto seria esperar em vão. Contudo, é possível voltar à luz, deixar-se iluminar. Afinal, o Natal começou com uma luz – a Estrela de Belém. Ela motivou muitas pessoas a colocarem-se a caminho: os sábios do Oriente, os pastores do campo, os anjos dos céus... todos tomaram o caminho em busca desta luz.
Todos tinham em comum um desejo: deixar esta luz brilhar em suas vidas!
Jesus disse: Eu sou a luz do mundo quem me segue não andará nas trevas, ao contrário, terá a luz da vida. (João 8.12)
Desejo a vocês queridos/as que a luz de Cristo brilhe abundantemente em sua vida neste Natal! Que ela nos ponha a caminho de novos tempos de alegria, amabilidade e amor. Que tenhamos olhos capazes de perceber as pequenas maravilhas que nos dão alento a cada dia!
Feliz tempo de preparação para o Natal!
Um beijo no coração de todos.
Com afeto, Arzemiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário