A pergunta pelo SER HUMANO ecoa do Paraíso. Ela é a pergunta do Criador pela sua criatura. A resposta a ela define o caráter da “Missão Evangélica”. Ela irrompe num contexto. – “ADAM onde estás?” Onde você se meteu ADAM. Em outro contexto a pergunta é de Jesus: - “Onde o colocaste?” Diante desta indagação só uma resposta é adequada: - “Senhor, vem e vê!”

A atitude do Criador e do Salvador é a mesma. Ele veio ver o que é feito do SER HUMANO. Ele veio visitá-lo para restaurar a verdadeira imagem e semelhança de Deus. Aliás, o Verbo se fez carne, proclama João para revelar a plena imagem de Deus. O Verbo –Deus se fez gente por inteiro. Esta é a medida de humanidade que Deus requer de suas criaturas a cada geração. Esta pergunta emerge de um contexto. Por isso a resposta também vem de um contexto. Este contexto sempre envolve a criação num momento situado e datado. A resposta à pergunta de Deus mexe com a história do ser humano.

Neste blog manifesta-se uma constante busca de ouvir a pergunta do Criador pelo SER HUMANO e por tentativas de responder a esta pergunta dentro do contexto da cidade. Pois, afinal, somos urbanóides pós-hiper-modernos que habitamos aglomerados citadinos onde temos a vocação de “SERMOS HUMANOS”. Os referenciais definidores do ser e do humano variam de acordo com as filosofias e convicções pessoais. Esta pagina é reflexiva e dialogal. Sem pretensões conclusivas ou dogmáticas. Prefere-se a postura da agulha e da linha que tenta costurar, à função da tesoura que seleciona cortando tudo o que não cabe no molde.

Seja bem-vinda! Seja bem vindo! Seja comigo um construtor do “SER HUMANO”!


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Advento

Há semanas que os meus pensamentos giram em torno da flor de lótus. Trata-se de uma planta aquática da mesma família da vitória régia.

Esta flor tem grande significado simbólico e religioso nos países da Ásia. Ela possui algumas qualidades que encantam e desafiam. Ela é uma flor linda e encantadora que se apresenta nas cores branca ou rosada. A aste donde emana a flor emerge de águas lodosas, pantanosas... A planta sobrevive à poluição urbana e brinda a todos com seu encanto. A sua beleza e pureza contrasta com seu ambiente.

Tenho refletido sobre esta pequena maravilha da natureza por causa da riqueza de significados nesta época pré-natalina.

A nossa vida urbana está cheia de adversidades. A cada dia estamos expostos aos aborrecimentos, contrariedades, poluição e, até, assaltos...

Assim como a flor de lótus, nossa vida está mergulhada em adversidades. Haveria inúmeros motivos para desanimar, entristecer-se, sucumbir, entregar os pontos, render-se ao senso comum... Onde buscar a força para sobreviver?

Miremos a flor de lótus: ela transpõe a poluição com sua pureza, brinda as adversidades com seu encanto. Das condições adversas faz emergir algo lindo e encantador. Qual será o seu segredo? Qual o milagre?

Esta flor só emerge num ambiente de muito sol, de muita luz!

Eis aqui a ponte entre a flor de lótus e Advento de Cristo.

Para irradiar novos sentimentos, relacionamentos e valores não podemos aguardar a erradicação de todas as adversidades. Isto seria esperar em vão. Contudo, é possível voltar à luz, deixar-se iluminar. Afinal, o Natal começou com uma luz – a Estrela de Belém. Ela motivou muitas pessoas a colocarem-se a caminho: os sábios do Oriente, os pastores do campo, os anjos dos céus... todos tomaram o caminho em busca desta luz.

Todos tinham em comum um desejo: deixar esta luz brilhar em suas vidas!

Jesus disse: Eu sou a luz do mundo quem me segue não andará nas trevas, ao contrário, terá a luz da vida. (João 8.12)

Desejo a vocês queridos/as que a luz de Cristo brilhe abundantemente em sua vida neste Natal! Que ela nos ponha a caminho de novos tempos de alegria, amabilidade e amor. Que tenhamos olhos capazes de perceber as pequenas maravilhas que nos dão alento a cada dia!

Feliz tempo de preparação para o Natal!

Um beijo no coração de todos.

Com afeto, Arzemiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário