
"Creio na ressurreição do corpo e na vida eterna"
Por muitos anos eu deixei esta expressão junto as demais no Credo Apostólico. Somente quando entendi que esta frase é profundamente revolucionária que lhe dediquei maior atenção e valor.
Sua profundidade e singularidade reside no seu contéudo: Jesus ressuscitou em corpo. Isto é algo radicalmente diferente do que a crença em reencarnação, salvação da alma ou coisa semelhante. Jesus ressuscitou em corpo significa que, em primeiro lugar, que o próprio Deus dignificou o corpo das pessoas. Deus não valorize o corpo menos que a alma ou o espírito. Aliás, para o Deus bíblico o corpo não é nada inferior a "alma" ou o espírito. Isto porque a Bíblia não faz estas divisões. Um ser humano é um todo: alma e espíriti não é algo à parte do do corpo. E todo ser humano está contemplado pelo evangelho. Prova disso é a ressurreição de Jesus em corpo.
O Apóstolo Paulo no texto especialmente dedicado à esperança cristã ( 1 Coríntios 15)afirma que, assim como, existe corpo natural exitirá também corpo espiritual. Isto significa que na eternidade a nossa identidade será preservada. Assim como Jesus foi reconhecido após a ressurreição pela sua voz e seus gestos, todos os cristãos podem esperar o mesmo.
Esta é a mensagem central da Páscoa critã. Jesus triunfou sobre a morte através da ressurreição do corpo. Esta é a sua vitória. Ela é que fundamenta nossa esperança. Por isso a fé em Jesus abre novos horizontes de esperança para a vida humana. E o foco desta esperança está consignada na confissão expressa no Credo Apostólico: Creio na ressurreição do corpo...
Toda transformação humana e social começa pela valorização de si mesmo. Isto é consequência da fé em Jesus ressuscitado. Por isso, ninguém pode anular, humilhar ou tirar o seu valor sem a sua permissão. Adotar o padrão de vida de Jesus é chave para uma nova ética, um novo comportamento, enfim, é a base para uma nova sociedade.
A fé na ressurreição é a chave para viver em novidade de vida.
Viva esta esperança e tenha uma Páscoa abençoada!